Dinâmica: distorções na comunicação

Essa dinâmica é semelhante a um telefone sem fio. São separados aproximadamente 7 pessoas. Seis delas saem da sala, enquanto uma delas fica no espaço, junto com a platéia, recebendo a mensagem que deve passar adiante.

Em seguida, cada um dos seis participantes entra na sala para receber a mensagem (em voz alta). Sua missão é chamar o próximo e reproduzir exatamente o que ouviu. No final, será possível perceber como a mensagem será distorcida, o que evidencia que é necessário sempre perguntar mais de uma vez para ter certeza se está compreendendo a mensagem que está sendo passada. Em alguns casos, pedi-la por escrito também pode resolver as ambiguidades….

A mensagem a ser passada adiante é a seguinte: “Durante uma briga de bar, no município de Paulo Souza, o trabalhador Djalma atirou uma rapadura de quase um quilo na cabeça de Elias. Logo após a  briga, os dois amigos voltaram a beber normalmente. Três dias depois, Elias dois levado ao Hospital com fores dores na cabeça e veio a falecer por traumatismo craniano. Agora, o delegado regional da cidade, Gilberto, tem um sério problema nas mãos: a rapadura, que logo depois da briga, foi colocada no balcão do bar, acabou sendo vendida e, dificilmente, algum morador vai admitir que comeu a arma do crime!”

Fonte: não tenho a fonte, mas deixo claro que não sou a autora da dinâmica!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s