Mercantilização da infância

Na terça-feira (14/04) participei do 71º Fórum do Comitê Paulista para a Década da Cultura de Paz cujo tema foi “Mercantilização da Infância”. Minha irmã estava comigo, e fez uma síntese do conteúdo apresentado por Lais Fontenelle e Isabella Henriques.

Maiores informações visitem os sites:

www.institutoalana.org.br
www.criancaeconsumo.org.br

PALESTRA:
MERCANTILIZAÇÃO DA INFÂNCIA – Um problema de todos
Isabella Henriques / Lais Fontenelle
(conteúdo disponível no site do Instituto

UNESCO / PALAS ATHENA

Na atualidade a criança é vista pelo mercado apenas como UM CLIENTE POTENCIAL…

Segundo Piaget – as etapas do desenvolvimento infantil são:

  • 0-2 => sensório motor
  • 2-4 => pré-operatório
  • 4-7 => operatório concreto (notem que a maioria das campanhas voltadas ao público infantil se direcionam para essa idade – período no qual a criança ainda não cria hipóteses, portanto, acredita no que o mundo diz) – Observem que ela ainda não está preparada para “digerir” os conteúdos da publicidade
  • 9-12 => operatório formal

Em 1995, Godfrey Reggio, dirigiu um filme que mostra as reações das crianças diante da televisão. Elas ficam totalmente hipnotizadas! O vídeo está disponível no youtube. Assista e faça a sua análise.

Segundo uma pesquisa inglesa, até os 8 anos a criança não sabe diferenciar o conteudo da programação ao da publicidade, portanto são muito mais vulneráveis aos apelos dos anúncios.

Os três itens de maior influência na compra de produto infantil são: 1) Publicidade na TV, 2) Personagem Famoso, 3) Embalagens. Se observarmos muito rapidamente o mercado, encontramos vários itens nessa “categoria”, como por exemplo os alimentos prontos da Turma da Monica, Meninas Superpoderosas, Homem Aranha, e mais uma infinidade… O pior, em geral, são alimentos com exagerados níveis de gordura, sal e açucar. O valor nutritivo é baixíssimo!

Crianças tem um gosto especial por coleções e a publicidade tem usado isso de maneira totalmente abusiva. Vocês já notaram como as campanhas de McLanche Feliz e outras similares, onde se compra um alimento ou outro produto para adquirir um brinquedo e formar uma coleção, estão sendo lançadas em intervalos cada vez menores? Imaginem essas crianças “consumindo” alimentos dessa qualidade em frequências cada vez menores… Enquanto isso, atualmente, 30% das crianças no Brasil estão acima do peso ideal… Não está se falando em estética, e sim em SAÚDE.

Você sabia que as crianças e os adolescentes brasileiros são os que mais tem amigos virtuais? E que o tempo médio DIÁRIO da criança brasileira em frente a TV é de 4h50m11s? São quase 5 horas hipnotizadas pela TV… São as crianças que mais assistem TV no mundo!!!

Estudos apontam que 80% dos processos decisórios da compra de uma casa são das crianças. E bastam apenas 30 SEGUNDOS para uma marca influenciar uma criança. A publicidade e a TV estão conversando com a criança o tempo todo, enquanto os pais, normalmente só o fazem no final do dia…

Há um excessivo apelo a erotização precoce. Kibon + Hello Kitty dançando funk, um exemplo sem comentários…

Pessoal, o assunto é sério e os estragos são grandes porque o desejo é implantado na criança e não fruto de sua vontade. E o que vemos?
– consumismo infantil
– formação de valores materialistas
– obesidade infantil
– erotização precoce
– disturbios alimentares
– consumo precoce de alcool e tabaco
e muitos outros…

Na relação de consumo a criança vai ser sempre vulnerável porque ela é deficiente de julgamento e experiências. Não podemos igualar o pensamento infantil ao adulto.
Na atualidade temos visto a publicidade vender valores, e não produtos! São vendidos “ingressos sociais”… Isso não é nenhuma novidade para os consumidores mais antenados, mas será que devemos nos conformar com isso???

Por fim, se você puder, assista ao filme A ALMA DO NEGÓCIO, de Jose Roberto Torero (1996). Pensemos no nosso consumo adulto…
Também está no youtube.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s