SP libera ensino médio a distância para 20% das aulas

Modalidade de educação pode ser utilizada por escolas particulares e estaduais. Para membro do Conselho Nacional de Educação, as aulas à distância “podem estimular o individualismo e o isolacionismo nos jovens.

FÁBIO TAKAHASHI
DA REPORTAGEM LOCAL

Uma nova legislação educacional em SP, publicada na sexta-feira, permitirá que escolas de ensino médio do Estado ofereceram até 20% da carga horária na modalidade a distância.A deliberação foi aprovada pelo Conselho Estadual de Educação e homologada pela titular da área do governo José Serra (PSDB), Maria Helena Guimarães de Castro.

A alternativa pode ser utilizada tanto por escolas particulares quanto estaduais. Para a rede privada, cabe a cada colégio a decisão; para a pública, depende de uma determinação da Secretaria da Educação.A norma entrou em vigor já na sexta-feira, com a homologação no “Diário Oficial”.

A legislação determina que as escolas ofereçam, ao menos, 800 horas letivas ao ano. Pela deliberação do conselho, até 160 horas poderão ser feitas pelos alunos a distância.Fica permitida a oferta nessa modalidade conteúdos de qualquer um dos 16 componentes curriculares obrigatórios (língua portuguesa, matemática, artes, filosofia, história e língua estrangeira, entre outros).

Segundo o conselho, a medida visa “chamar a atenção para uma metodologia que pode e deve ser estimulada para promover a melhor aprendizagem, complementando conhecimentos com contextos mais reais e dinâmicos”.Segundo o presidente do conselho, Arthur Fonseca Filho, antes, as escolas que pretendessem utilizar o sistema tinham de pedir, uma a uma, a autorização, e o processo passaria por análises. “Nenhuma fez tal pedido, até porque a legislação não era clara. Agora, elas já estão autorizadas.”

O presidente do conselho diz que cada colégio que adotar o sistema definirá sua execução. “Parte dos componentes pode, por exemplo, ser colocada no site ou em chats [salas de conversação virtual].”A Secretaria da Educação informou que a atual gestão não pretende implementar a mudança na sua rede.

Já o Sieeesp (sindicato das escolas particulares do Estado) disse que ainda analisará o dispositivo.Crítica Para o presidente da Câmara Básica do Conselho Nacional de Educação, Cesar Callegari, “o ensino a distância não é automaticamente ruim”, mas ele discorda do uso na educação básica. “Ela pode estimular o individualismo e o isolacionismo nos jovens.”Para Callegari, outro problema é as escolas adotarem o ensino a distância “apenas para cortar custos, mesmo que haja queda na qualidade”.

O representante do conselho nacional afirmou que não há no país iniciativa semelhante à aprovada em São Paulo.O órgão estadual se inspirou em regra utilizada no ensino superior, em que 20% da carga horária também pode ser oferecida a distância.

A UNE (União Nacional dos Estudantes) critica a prática, pois diz que faculdades privadas cortaram disciplinas presenciais para oferecê-las a distância, de forma desordenada.Com a modalidade, as instituição podem economizar no espaço físico dos prédios e pagamento de professores (em alguns casos, são contratados tutores, com salários menores).

Folha de São Paulo (20/10/08)

http://www.deolhonaeducacao.org.br/Comunicacao.aspx?action=5&mID=1780

2 thoughts on “SP libera ensino médio a distância para 20% das aulas

  1. Mais uma notícia sobre o tema:

    http://www.estadao.com.br/geral/not_ger265951,0.htm

    Destaque para o comentário: “Segundo a Secretaria de Estado de Educação, a rede pública não adotará a medida, por considerar indispensável a presença do professor nas aulas”.

    Fica a pergunta: baseados em que estudo a Secretaria lança esta pérola? E os professores, que faltam sistematicamente nas aulas da escola pública, não são indispensáveis também?
    Uma medida dessa tende a aumentar ainda mais o jovem do acesso a tecnologia e a inclusão digital.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s